jusbrasil.com.br
15 de Setembro de 2019

Como e por que denunciar (reportar) uma publicação inadequada no Jusbrasil

Jusbrasil FAQ
Publicado por Jusbrasil FAQ
há 2 anos

Imagem relacionada

Antes de tudo é essencial esclarecer uma dúvida recorrente sobre o Jusbrasil: não somos um editorial. Todo o conteúdo que você vê aqui ou é disponibilizado por órgãos públicos, como os diários, ou é disponibilizado por vocês, usuários, como os artigos. Isso significa que todos nós somos responsáveis pelos artigos, notícias, modelos de peças e comentários que circulam pela Comunidade Jusbrasil. Você faz parte da comunidade e pode participar desse processo!

Ao visitar nosso site talvez você encontre alguma publicação que fuja de nossas regras. Quando isso acontecer, é possível denunciar o artigo através da opção “Reportar”. Essa ação é super importante para manter o nosso ambiente saudável e com conteúdos de qualidade.

Para reportar um artigo clique nos três pontinhos como mostra a imagem abaixo:



Ao clicar em reportar, abrirá um quadro como na imagem abaixo com as seguintes opções:

Você pode reportar um documento que contenha informações pessoais suas, quando o conteúdo viola a Política de Respeito e Gentileza do Jusbrasil, quando se trata de spam (publicação apenas comercial) ou quando houver suspeita de plágio. Você também pode reportar um documento com muitos erros de ortografia, mas lembre-se que a melhor maneira de zelar pela qualidade dos conteúdos da Comunidade Jusbrasil é entrando em contato com o autor que fez a publicação, seja por comentário, seja por mensagem.

Caso o reporte não se encaixe em nenhuma dessas opções, você poderá detalhar o motivo utilizando a opção “Outro”. A equipe de moderação do Jusbrasil vai entrar em contato com o usuário que se encaixar em alguma dessas opções acima e faremos o que pudermos para solucionar qualquer conflito e orientar os membros da comunidade da maneira mais adequada possível.


Leia mais:

Você sabe quais são as regras para publicar textos no Jusbrasil?

Como funciona a Política de Respeito e Gentileza do Jusbrasil

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Faço isto até com certa frequência...
Pessoas que destilam ódio e preconceito na internet precisam ser banidas de espaços democráticos e sérios.
Ótimo lembrete, pois entendo que muitos ainda desconhecem esta ferramenta bastante útil.
Obrigada pela divulgação! continuar lendo

Que demais, não sabia que tinham todas essas funcionalidades aqui no Jusbrasil. Infelizmente vejo textos plagiados com muita frequência aqui. É bom saber que existem mecanismos para coibir isso. Certamente irei utilizá-los a partir de agora.

Existe essa opção para comentários também? As vezes em discussões jurídicas as pessoas passam do limite. Certa vez, um usuário que não lembro o nome, começou a me atacar pessoalmente, com argumentos que nada se relacionavam com o conteúdo do artigo. Seria interessante se pudessem se atentar a estes detalhes também, se possível.

Parabéns Equipe, cada vez melhor! continuar lendo

Existe, sim, a opção para reportar comentários =] continuar lendo

É preciso separar o que são divergências de opiniões com agressão e infelizmente isso se vê com certa frequência, não só aqui, mas em qualquer ponto de encontro.
Necessário entender que o que enriquece uma discussão sadia, são as divergências, se as olharmos com os olhos da humildade que nos permita imaginar estarmos enganados e assim, podermos aprender um pouco mais.
No mais, vejo o Jusbrasil como um espaço democrático e sadio, que respeita as diferenças.
E isso merece aplausos a toda equipe Jusbrasileira. continuar lendo

Opiniões de pensamento não deve patrulhada por aqueles que tem opiniões diferentes. Porque se há liberdade de pensamento pode se criticar quem emitiu a sua opinião mas não patrulhar. continuar lendo

Boa tarde Antonio. Apenas gostaria de salientar que, embora os cidadãos sejam livres para manifestarem suas opiniões, em razão do direito constitucional à liberdade de expressão, previsto no art. , inciso IV, da CF/88, isso não confere a ninguém o direito de ofender, humilhar ou desrespeitar ninguém, pois a direito à inviolabilidade da honra também é protegido constitucionalmente, conforme prevê o art. , inciso X, da CF/88.

Além disso, dependendo das declarações no texto ou comentário pode configurar crime contra à honra, tais como calúnia, difamação e injúria, (arts 138, 138 e 140 do Código Penal). E nenhum site ou veículo de comunicação pode permitir a prática de crimes em sua plataforma digital, nem a apologia ao crime, que também é crime (art. 287 do Código Penal), daí a necessidade de estabelecer mecanismos de controle, filtragem para preservar o respeito.

Vale lembrar que todos são livres para divergirem de qualquer opinião, desde que o faça com respeito, sem ofender as pessoas que pensam diferentes.

Abraços! continuar lendo